Projecto Executivo e Discalização de uma Vala de Drenagem no Bairro da Mafalala

Sobre

A WSUP deu assistência técnica ao programa de orçamento participativo ao Município de Maputo. Através disso foi selecionado o projecto de drenagem dos quarteirões 36 e 37 do Bairro da Mafalala, um bairro com sérios problemas de drenagem devido à topografia e qualidade dos solos argilosos-arenosos e elevado nível freático.

O projecto consistiu na construção de uma vala principal com cerca de 180 m de comprimento, para condução das águas superficiais, a qual foi dotada de um dreno sub-superficial para rebaixar o nível freático nas redondezas. A vala foi feita de betão armado, sem retirada de construções e aproveitou-se para instalar uma rede de tubagem de água potável, dos dois lados da vala e retiraram-se os vários tubos de ligações de água, muitas das quais clandestinas. Os re-aterros laterais foram feitos com solos arenosos para aumentar a infiltração.

A CONSULTEC elaborou o Projecto e deu assistência técnica durante as obras. Foi feito um levantamento topográfico, o projecto hidráulico, lista de quantidades, estimativa de preços, desenhos e especificações técnicas, tendo feito fiscalização não-residente. Durante o decorrer da obra, foram sugeridos melhoramentos para aumentar a eficiência do sistema, como a escolha de um material para as juntas de betão da vala, a localização de passadeiras superiores para peões e uma passagem adicional para viaturas sobre a vala.

Galeria

INFORMAÇÃO

Actividade: Águas

Localização:

Maputo, Província de Maputo Cidade - Moçambique

Ano: 08/2013 - 07/2014

Cliente: WSUP - Water and Sanitation for the Urban Poor

Empresas Associadas: N/A

Estado: Concluído

FICHA DE PROJECTO

EQUIPA

Isabel Vaz

Coordenadora e Assistência Técnica

Benedito Munguambe

Fiscal da Obra

Ver Projectos em Fase de Consulta Pública